segunda-feira, 14 de setembro de 2009

DÉBORA , ESPÍRITO DE AUTORIDADE COM A DELICADEZA FEMENINA

Débora, mulher de Lapidote, foi uma dessas mulheres que amavam a Deus, obedeciam à Sua Palavra e seguiam as orientações do Senhor em suas vidas
Quando Deus nos apresenta Débora, Ele se refere a ela como "mulher de Lapidote". Ela, com certeza, era uma esposa fiel, dedicada e prestativa o que a tornava "mais valiosa que finas jóias" (Pro 31:10). Ela tinha um marido com quem compartilhava a sua vida.Você quer ser como Débora, uma mulher poderosa usada por Deus, a quem foi confiada a responsabilidade de liderança, e totalmente dedicada ao serviço do reino de Deus?Deus sempre chama para servi-Lo pessoas que estão ocupadas e que têm condições de fazer o trabalho que ele deseja.Débora era ocupada mas Deus a chamou para servi-Lo. Ela que já tinha suas obrigações de dona de casa não hesitou em ouvir o chamado do Senhor e servi-Lo de todo o coração.
Ela era uma mulher que sabia como ser liderada por Deus. Ela não só ouvia como fazia o que o Senhor mandava.Chamada Para Ser Juíza em Israel.
A Bíblia em Juízes 4:5 nos diz o seguinte:  "... e os filhos de Israel subiam a ela a juízo."
Toda a nação a reconhecia como líder e, enquanto julgava os problemas espirituais e materiais do povo, ela também os instruía nas coisas de Deus. E tudo isto ela fazia porque amava o Senhor .
*E você, irmã, será que voluntariamente está instruindo as pessoas nas coisas do Senhor?
*Será que no dia do evangelismo da sua igreja, você está ali firme, com um grande peso no coração pelas almas perdidas, dando graças a Deus pelo privilégio de poder falar do Seu grande amor por nós, enviando o Seu Filho unigênito para morrer por mim e por você e nos dar vida eterna ao Seu lado?
*Ou estamos fugindo desta responsabilidade, que é nossa, de falarmos do plano de salvação àquelas pessoas que estão caminhando para o inferno?Ela foi uma juíza que não buscou a posição de juíza. Foi Deus que a colocou nesta posição e ela a aceitou com muita humildade. Ela realmente viveu o provérbio que diz: "Para subir é preciso descer." O caminho para ser grande no reino de Deus é o caminho da humildade.Deus nos dá dom ou dons e Ele quer que nós os usemos única e exclusivamente para a honra e a glória dEle. Ele nos abre a porta e só cabe a nós trabalharmos naquilo que Ele colocou diante de nós. Apocalipse 3:8 nos diz:

"Eu sei as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar."

Débora significa “abelha do mel”


 Sua posição de juíza não era moldada pela situação política da sua época, mas por seu relacionamento com Deus. Embora as mulheres do mundo antigo geralmente não se tornassem líderes políticos, Débora foi justamente a líder de que Israel precisava – uma profetiza que ouvia a Deus e que cria nEle, cuja coragem estimulava o povo, capacitando-o a libertar-se da opressão estrangeira.

Débora foi a única mulher a manter a posição de juíza em Israel, mas não era a única profetisa. Várias outras são mencionadas: Miriã (Êx 15.20), Hulda (II Rs 22.14), Noadia (Ne 6.14), Ana (Lc 2.36) e as quatro filhas solteiras do evangelista Filipe (At 21.9).

As escrituras descrevem Débora como “Débora, profetisa, mulher de Lapidote”. É curioso que, quando Débora descreveu a si mesma, não usou termos como profetisa, mulher, juiza, general, líder ou qualquer outro denotando influência ou poder, mas descreveu-se como “mãe em Israel”(Jz 5.7). Sua posição era a de mãe não só para seus filhos biológicos, mas também para todos os filhos de Israel. Embora eles tivessem esquecido não só quem eram, mas também a quem serviam, sua mãe, Débora, lembrou-os e guiou-os numa vitoriosa caminhada para a paz.
Você, talvez, não esteja numa posição influente de autoridade. Mesmo assim, pode ser mãe ao orientar seus filhos e crianças de sua vizinhança na direção certa. Você, talvez, tenha pouco poder em seu trabalho e no cargo que ocupa, mas pode ser mãe para os que a rodeiam e inspirá-los a seguir o caminho da justiça. Sua vida talvez permita pouco tempo ou poucas oportunidades de assumir posições significativas de liderança, mas pode continuar a ser mãe em sua esfera de atuação, seja grande ou pequena, exercendo influência muito maior que a posição humilde em que talvez se encontre. Você pode ser, como Débora, usada por Deus para, na sua esfera de atuação, ser líder para conduzir as pessoas ao caminho da vitória.

Texto retirado do blog Mulher Virtuosa








Nenhum comentário:

Postar um comentário